Álvaro Dias fala que fraudes em loterias foi o principal motivo do afastamento de diretores da Caixa #boato #fakenews

O Boato : Álvaro Dias (senador) afirmou que fraudes relacionadas à sorteios da loteria, como o da Mega-Sena, foi o principal motivo de diretores serem afastados das suas funções.

Os brasileiros parecem estar cada vez mais acostumados em ouvir barbaridades nos telejornais. Uma das últimas notícias dava conta de que diretores da Caixa Econômica Federal tinham sido afastados das suas funções. A decisão partiu do presidente Temer, que atingiu em cheio quatro vice-presidentes do órgão.


De acordo com as informações preliminares, inicialmente a ideia do presidente não era o afastamento, no entanto, tanto o Ministério Público Federal, como o Banco Central alertaram Temer de que ele poderia ser indiciado penalmente, caso houvesse alguma irregularidade envolvendo os suspeitos.

E como a internet é capaz de replicar uma notícia com uma velocidade tremenda, a nota já teria se viralizado, e mais, em um vídeo, o senador Álvaro Dias teria afirmado que o motivo do afastamento seriam fraudes praticadas na loteria, envolvendo inclusive a Mega-Sena. O vídeo vinha acompanhado do seguinte post:

“A casa caiu, senador Álvaro Dias afirma que o afastamento de diretores da CEF está ligado à fraudes no concurso de loteria”.

O vídeo na integra está logo abaixo:

Senador Álvaro Dias afirmou que afastamento dos diretores ocorreu devido à fraudes em sorteios?

Gente, tudo que você for ler, ou assistir na internet, é sempre bom ver com um olhar mais crítico, afinal, sempre existem alguns espertinhos que se aproveitam da ingenuidade das pessoas, e acabam gerando um boato, que nem sempre é fácil de se desfazer. Além do mais, quando um vídeo ou imagem é tirada do seu contexto, o resultado pode ser completamente diferente do original, concordam?

E eis que chegamos na questão que cerca o vídeo onde está inserido o senador Álvaro Dias. Se você analisar com mais atenção vai perceber que na verdade ele não tem nada a ver com o que aconteceu com os diretores da Caixa. Vamos verificar. Quem vem acompanhando as notícias sobre o afastamento dos diretores já sabem que a principal razão deles terem sido retirados do cargo pelo presidente foi o envolvimento com o desvio de diferentes receitas do banco, entre elas do Fundo de Pensão.

Lógico que essas são acusações muito graves, mas nada foi falado sobre fraudes em sorteios como os da Mega-Sena. E quando analisamos o vídeo do senador Álvaro Dias é possível ver que ele é muito antigo, antes mesmo do Boatos.com.br existir. Para ter uma data mais exata, essas imagens são de 2007, e nessa ocasião o senador havia concedido uma entrevista coletiva falando sobre a corrupção nas loterias, mas as imagens que circulam pela web foi completamente tirada do contexto.

Indo para 2013, nós entramos em contato com a assessoria de imprensa do senador, e os mesmos disseram que estavam acompanhando todos os fatos e fazendo o levantamento de algumas informações. Mas adiantaram que as investigações nada tinham a ver com fraudes nos sorteios, e sim sobre a compra de bilhetes para lavagem de dinheiro.

No ano passado, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovou um projeto que tem como objetivo evitar que esse tipo de atitude aconteça. Mais uma vez, ele não cita nenhum caso específico de fraude em sorteios, e sim sobre lavagem de dinheiro.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Resumindo a história, o senador Álvaro Dias não disse nenhuma palavra sobre fraudes cometidas pelos diretores afastados, sendo que nem no caso do afastamento, e nem da entrevista concedida pelo senador não existe nada relacionada à fraudes em sorteios. Tudo não passa de mais um boato que a internet tanto dissemina.

Carimbo FALSO = Boatos.com.br



2 Comentários

  1. Fernando Gomes

    Bolsonaro e nepotismo

    • boatoscombr

      Ola Fernando, não entendemos direito o seu comentário, a noticia comenta sobre o Álvaro Dias.
      Continue nos acompanhando para não perder nenhum boato futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *