Bíblia previu ataques a Síria no livro de Isaías #boato #fakenews

O BoatoRecentemente surgiram notícias, postagens em redes sociais e até vídeos ligando a atual guerra da Síria com as passagens bíblicas que estão nos livros de Isaías e Jeremias.

A situação caótica em que se encontra a Síria não é novidade, afinal a guerra só aumentou desde o seu início em meados de 2011. Imagens com as passagens bíblicas invadiram as redes sociais em diversos países, em sua maioria com o foco no capítulo 17 do livro de Isaías em seus primeiros três versículos onde se diz:


1 Peso de Damasco. Eis que Damasco será tirada, e já não será cidade, antes será um montão de ruínas.
2 As cidades de Aroer serão abandonadas; hão de ser para os rebanhos que se deitarão sem que alguém os espante.
3 E a fortaleza de Efraim cessará, como também o reino de Damasco e o restante da Síria; serão como a glória dos filhos de Israel, diz o SENHOR dos Exércitos.

O outro texto que se encontra no capítulo 49 de Jeremias, versículos 24 a 27 diz:

24 Enfraquecida está Damasco; virou as costas para fugir, e o tremor a tomou; angústia e dores a tomaram como da que está de parto.
25 Como está abandonada a cidade do louvor, a cidade da minha alegria!
26 Portanto cairão os seus jovens nas suas ruas; e todos os homens de guerra serão consumidos naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos.

27 E acenderei fogo no muro de Damasco, e consumirá os palácios de Bene-Hadade.

No entanto existem diversas opiniões sobre o tema, em sua maioria estudiosos acreditam que a profecia encontrada na bíblia não se trata dos dias atuais, mas se dividem quando o assunto é: a profecia já ocorreu ou ainda está por vir?

Alguns estudiosos dizem que a profecia já se cumpriu

Nem todo mundo acredita que a profecia do livro Isaías está ocorrendo nos dias de hoje ou irá ocorrer futuramente. Hank Hanegraaff que já esteve a frente do programa de rádio “Bible Answer Man” transmitido no Estados Unidos e Canadá é um dos que declaram que a profecia já ocorreu, ele declarou em lá em 2013:

Então vocês estão me dizendo que eles estão conectando as passagens de Isaías com o que está ocorrendo na Síria…isso é um exemplo clássico de escatologia de mídia e vergonha dos pastores que estão fazendo isso, porque ou estamos diante de um caso em que eles não conhecem a palavra de Deus, o que parece improvável para mim, ou simplesmente querem ver sensacionalismo e sofisma.

Temos uma noção completa cumprida na história bíblica quando o rei da Assíria captura e destrói Damasco… se você olhar no capítulo 7 de Isaías, tem uma permutação disso também…você vê o cumprimento exatamente no próximo capítulo, Isaías capítulo 8.

A Dr. Candida Moss, professora de Novo Testamento e Cristianismo Primitivo na Universidade de Notre Dame também escreveu um artigo em 2013 expondo sua opinião de que não acredita que Damasco irá desempenhar um papel no fim dos tempos e disse que a cidade já dominada repetidas vezes. Moss declarou:

Isaías viveu e escreveu no século VIII a.C e estudiosos acreditam que a profecia se refere a conquista de Damasco pelos Assírios em 732 a.C. Mas essa não foi a única vez que Damasco esteve em conflito.

Moss listou aqueles que conquistaram Damasco, incluindo o rei da Babilônia Nabucodonosor e Alexandre o Grande. Ela também explicou que no século VII Damasco estava no meio de um cerco muçulmano liderado pelo General Khalid ibn al-Walid. Mais tarde o exército Turco-Mongol de Tamerlão conquistou perto da virada do século XV, matando toda a população e aparentemente erguendo uma torre construída com milhares de cabeças.

Estudiosos acreditam que profecia ainda irá se cumprir

Ao lado dos estudiosos que defendem o não cumprimento da profecia está Joel Rosenberg, autor de diversos livros, inclusive está entre os best-sellers do New York Times. Rosenberg defende suas idéias usando os mesmos versículos de Isaías e Jeremias que outros usam para dizer o oposto. Ele explica em seu blog que a destruição de Damasco ainda não ocorreu:

Estamos assistindo o desvendar de Damasco…seria isso o prelúdio do cumprimento dessas profecias?

Essas profecias não se completaram ainda. Damasco é uma das cidades habitadas ( continuamente ) mais antigas do mundo. Já foi atacada, sitiada e conquistada, mas Damasco nunca foi completamente destruída e desabitada.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Foi quase unânime a decisão de que a guerra atual na Síria não é parte da profecia nos livros de Isaías e Jeremias, uma pequena minoria ainda acha que existe alguma ligação nos fatos. Quanto a divisão ocorreu ou não, como foi mostrado acima há muito o que falar e sempre haverá diversas opiniões.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *