Brasil terá inverno mais frio dos ultimos 100 anos? #Boato #FakeNews

O Boato: Simulações atmosféricas apontam que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos. Sul, Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul terão recordes negativos de temperatura.

Praticamente, todo ano sai uma “noticia” em que teremos algo “extremo” em termos de temperatura, como “Verão mais quente dos últimos 30 anos” ou “Outono mais frio dos últimos 10 anos”, e dessa vez não é diferente, a noticia que vem circulando na internet é que teremos o inverno mais frio dos últimos 100 anos.


Vem circulando nas redes sociais em geral, uma mensagem no qual ela fala que teremos o pior inverno dos últimos 100 anos, mas como podemos chegar a essa conclusão? Há provas para realmente acreditar nesta história? Quando pensamos no assunto, algumas perguntas vem a mente, como por exemplo “qual foi o pior inverno nesses últimos 100 anos?” ou “qual foi o pior inverno nos últimos tempos para batermos esse recorde?”

A mensagem que vem circulando é essa: 

PREPAREM OS CASACOS. O Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos. As simulações atmosféricas confirmaram a indicação que já vinha sendo apontada há alguns dias: 2018 poderá ter o inverno mais rigoroso do ultimo seculo no Brasil. Com as projeções atuais, não seria exagero dizer que os os dias no inverno serão congelante.
É possível que todo os recordes de frio atuais do Sul, do Sudeste, de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul sejam superados em 2018. Se a previsão se confirmar, ela virá com um espírito realmente “frozen”, para provocar muito frio,neve e geada.

Teremos mesmo o pior inverno nos últimos 100 anos?

Bom, antes de você sair igual doido para a compra de casacos (ou até mesmo botas de neve) preciso te falar que o boato é FALSO! De fato, recomendamos você comprar casacos caso o seu possa estar velho ou com algum problema, mas não precisa comprar roupas o suficiente como se você fosse viver no Alasca.

Realmente no inverno tende a cair a temperatura, mas não no nível “extremo” no qual a mensagem fala, que teria até mesmo neve nas ruas. De acordo com a Dra. Renata Tedeschi, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a maior probabilidade é que tenhamos um “período neutro”. “Quanto à previsão de temperatura, elas devem estar dentro da normalidade em todo país” diz a Dra através de vídeo divulgado na internet.

VEREDITO: ESSE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Resumidamente o boato é FALSO! Nós olhando a mensagem podemos reparar em características de uma mensagem alarmista, que muitas (senão todas as vezes) é uma “FakeNews”, e também com a Dra afirmando que será um inverno com temperaturas “normais” para a estação.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *