Brasileiros denunciam brasileiro que tinha venda de pão de queijo nos Estados Unidos #boato #fakenews

O Boato : Corre uma história na internet que brasileiros teriam denunciado um conterrâneo que vendia pão de queijo para sobreviver nos Estados Unidos, mas o final dessa história é bem surpreendente.

No país de Portugal existem umas histórias que simbolizam notícias falsas devido às suas características. O primeiro é com relação ao Título, que é sem dúvida o que mais chama a atenção nas redes sociais. Tem sempre uma história por trás do acontecimento, e por fim um adjetivo.


Para entender melhor, considere a seguinte situação: “Uma mulher sentia uma forte dor de barriga, e o motivo vai com certeza surpreender você, trata-se do que tiraram de lá”. Outro exemplo é o seguinte: “essa mulher queria um marido rico, mas recebeu uma resposta incrível”.

Brasileiro vendia pão de queijo como ambulante

E os brasileiros parecem que estão cada vez mais aprendendo essas artimanhas com os nossos irmãos lusitanos. Passou-se a circular em terras brazucas uma história com as seguintes características:

“Brasileiro vendia pão de queijo como ambulante nos Estados Unidos, e foi denunciado por outros brasileiros… Mas algo incrível aconteceu no final!”

Conseguiu entender? No primeiro momento há uma “historinha”, e em seguida um adjetivo que visa chamar a sua atenção (clique). Quando acessamos o site, nos deparamos com a história de um brasileiro que vende pão de queijo para sobreviver, e o seu ponto é uma esquina que fica no estado de Nova Jersey. Como a sua barraquinha ficava próxima a um estabelecimento de outros brasileiros, ele acabou sendo denunciado para as autoridades. De uma maneira geral, essa é a história.

O tal final que iria surpreender a todos diz respeito a uma nova personagem inserida nesse contexto. A secretária do prefeito, que segundo alguns relatos seria americana, estava passando pelo local, ficou com pena da situação, encaminhou o brasileiro para a prefeitura, e o mesmo acabou ganhando uma licença para atuar na área.

E para não deixar barato, a secretária ainda teria dado uma espécie de lição de moral aos outros brasileiros, segundo os relatos, ela teria dito que um americano jamais faria isso. E esse seria um dos motivos que fazem com que o Brasil “não vá para frente”: “Brasileiros aqui nos Estados Unidos às vezes dá vergonha, para não dize nojo”. Essa mensagem tem uma assinatura, a de Sheyvston Frederick.

E existia mesmo um brasileiro que vendia pão de queijo e que foi denunciado por outros brasileiros?

Esse relato ganhou uma enorme dimensão na internet, principalmente em alguns blogs conhecidos por sua falta de comprometimento com a verdade. E a dúvida continua, essa história é verdadeira? A resposta para esse questionamento é não, na verdade ela é falsa e não passa de um boato.

O primeiro fator que faz com que a história seja falsa é a fonte da informação. O blog responsável por repassar essa notícia é conhecido como “Ordem Secreta”. Essa página é mundialmente conhecida por publicar notícias falsas. E um ponto muito importante é que não existe nenhum relato da cidade onde o caso aconteceu. Também não há informações sobre datas e os nomes das pessoas envolvidas. Essas são características muito comuns em noticiais falsas.

De concreto realmente o que se tem é muito pouco, uma delas é a tal assinatura encontrada na matéria, na verdade, quando buscamos pelo nome, aparece a figura de um artista, que não vive em Nova Jersey, e que não vende pão de queijo. A segunda informação que poderia comprovar a história é uma imagem, mas na verdade ela é uma montagem.

Foram usadas as fotos de um home chorando, da polícia e também do pão de queijo. Essa ação policial não é dos Estados Unidos, na verdade, trata-se de uma fiscalização realizada antes do Rock in Rio por agentes da prefeitura em 2017, no Brasil. A foto do homem em lágrimas foi encontrada em um post de 2012.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

E para resumir a história, tudo não passou de um boato feito em um blog conhecido por suas falsas notícias, na verdade, não existe nenhuma história sobre brasileiros que denunciaram outro brasileiro que vendia pão de queijo nos Estados Unidos. As imagens usadas na matéria também não possuem nenhuma ligação com o caso.

Carimbo FALSO = Boatos.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *