Doação de sangue AB negativo é uma necessidade da menina Elisa Mirela #boato #fakenews

O Boato : A necessidade de doação de sangue AB negativo é uma realidade na vida da pequena Elisa Mirela Guedes Lima. O seu caso é grave e ela precisa com urgência de doadores. E essa história continua circulando.

Essa história ganhou força depois do que aconteceu em Janaúba no ano passado (se você quiser saber mais sobre esse assunto, clique aqui). Um dos principais combustíveis das mentiras contadas na internet é a boa-fé das pessoas. E isso se torna ainda mais evidente quando o assunto são as famosas correntes, principalmente aquelas que visam salvar vidas de crianças.


Será que realmente a menina Elisa precisa de doação de sangue AB negativo?

Para exemplificar essa situação podemos citar dois eventos que entraram para a história dos boatos: a doação de toucas para o Instituto do Câncer e a histórica do casal que sequestra crianças. E mais uma vez um pedido desesperado volta a tomar de conta de mensagens em WhatsApp, Faccebook, entre outras, que uma criança precisa da doação imediata de sangue AB negativo.

A mensagem pede para que as pessoas façam a sua doação de sangue para essa vida, na versão que chegou ao Boatos.com.br, a origem era a cidade de Taubaté, localizada no interior de São Paulo. Confira a mensagem na íntegra através desse print do post:

Nós do Boatos.com.br somos muito preocupados com o bem-estar das crianças em geral, e lógico que ficamos preocupados quando ouvimos essa notícia pela primeira vez, mas na verdade não deveríamos, pois tudo não passou de um grande boato. E para comprovar isso, basta analisarmos os fatos.

Sangue AB pode receber qualquer outro tipo de sangue

O primeiro erro está justamente no tipo de sangue que está sendo solicitado, o AB. Na verdade, pessoas com esse tipo sanguíneo podem receber doações de todo tipo de sangue, logo, o doador não precisa ter necessariamente esse tipo de sangue. Isso significa que para salvar a vida da pequena Elisa bastaria que ela recebesse sangue com PH negativo.

Além disso, as pessoas com esse tipo de sangue são bem raras, apenas 0,5% (uma estimativa). É comum que os próprias hospitais lancem manifestações contra esse tipo de campanha, afirmando que não estão buscando doações de sangue como AB negativo. O primeiro hemocentro a afirmar que a notícia era falsa foi o de Blumenau, e isso em 2014, ou seja, essa “campanha” falsa é bem mais antiga.

Sobre a criança, a jovem Elisa Mirela, nada foi encontrado de concreto, chegamos até a cogitar que ela nem sequer existia. No entanto, a sua mãe, entrou em contato com o Boatos.com.br esclarecendo que houve uma campanha de doação no passado, mas que atualmente a menina já está bem.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

E com esse fato finalizamos o nosso post afirmando que a história de doação para uma criança que está entre a vida e a morte é falsa. Tratando-se tão somente de mais uma mentira divulgada na internet.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *