Fãs choram a morte de Arlindo Cruz #boato #fakenews

O BoatoSambista Arlindo Cruz, o mestre do samba, acaba de falecer. Notícia de que ele morreu foi divulgada em diversas páginas no Facebook.

Uma das lendas do Samba, Arlindo Cruz, acaba de falecer. Esse relato foi amplamente divulgado em páginas do Facebook e milhares de fãs foram pegos de surpresa. Como já dissemos em outros posts, mais uma vez artistas foram dados como mortos, e essas notícias acabam viralizando na internet.


Não se sabe ao certo o motivo desse boato ter voltado novamente a cena, talvez uma consequência do “esfriamento” no cenário político do país, ou de outros fatores. O certo é que quase todos os dias estamos desmentindo o falecimento de personalidades. E a história é mais complexa ainda, uma vez que já estamos “re-desmentindo” o mesmo fato. E o personagem de hoje é o sambista Arlindo Cruz.

Foi divulgado na internet, mais uma vez, um boato sobre o seu falecimento. Mas, ao contrário de outras situações, essa informação não virou notícia somente em aplicativos e blogs de conteúdo, ela se espalhou pelo Facebook, nada menos do que a maior rede social do mundo. Tudo começou com o print de uma mensagem que continha a seguinte informação:

“É com pesar que comunicamos que o mestre do samba Arlindo Cruz acaba de falecer. Desejamos que os seres de luz o conduza para um bom lugar Mestre”.

O mestre do Samba Arlindo Cruz realmente faleceu?

A notícia sem dúvida gerou uma grande comoção, e as redes sociais foram as escolhidas para demonstrar todo esse pesar. Mensagem como:

“Amigo e irmão vai deixar saudade”, “perdemos mais um grande sambista, poeta, músico e compositor… esteja em paz mestre, Q Deus te guarde… faz barulho aê”, foram apenas duas das centenas de internautas.

E essa informação sobre a morte do cantor Arlindo Cruz é verdadeira? Na verdade ela é falsa e vamos analisar os fatos. O primeiro fator que precisa ser visto com cautela é que nenhum meio de comunicação considerado grande noticiou a sua morte. Afinal, se realmente esse grande sambista tivesse falecido não seria evidente que todos os grandes veículos de comunicação falariam sobre esse assunto?

Outro fator é perceptível na própria mensagem, que já a caracteriza como um boato, ela tem tudo que uma mentira possui: erros de português, alarmismo, pedido de compartilhamento e notícias vagas. E para concluir o assunto basta acessar a própria página do sambista no Facebook.

Equipe de Arlindo Cruz nega morte do cantor

Depois da viralização do boato sobre a sua morte, a informação foi imediatamente negada pela equipe do Arlindo Cruz através de uma nota oficial que dizia: “O sambista Arlindo Cruz segue ainda internado em recuperação na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Todas e quaisquer informações sobre o estado de saúde de Arlindo serão veiculadas somente nas redes sociais do sambista”.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Em outras palavras, não perca mais tempo com esse boato sobre o falecimento do sambista Arlindo Cruz. Procure sempre fontes oficiais para saber mais desse assunto. Essa era mais uma notícia falsa, cada vez mais comum dentro do ambiente online.

Carimbo FALSO = Boatos.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *