“Fazer a Revolução” seria o tema de uma carta enviada pelo juiz Sérgio Moro ao povo brasileiro #boato #fakenews

O Boato : O juiz Sérgio Moro, conhecido por sua postura rígida contra a corrupção do país, escreveu uma carta direcionada a todo o povo brasileiro na qual ele fala sobre revolução, e também sobre utilizar as redes sociais com essa finalidade, além disso ele ainda pede um referendo, e faz uma lista com as suas escolhas ideais para 2018.

O juiz Sérgio Moro é comumente citado por sua participação no julgamento do ex-presidente Lula, e por esse motivo o seu nome é muito citado nas redes sociais. Várias histórias e rumores são lançados na internet a cada dia. E nos últimos dias, um texto em particular tem chamado a atenção das pessoas, principalmente por ser supostamente assinado por Moro.


O juiz Sérgio Moro realmente enviou essa carta ao povo brasileiro?

O juiz que condenou Lula em primeira instância parece ter soltado uma verdadeira bomba, tanto das redes sociais, como no WhatsApp. O texto teve origem no site Top Five TV, e seria, supostamente, uma carta pública de Moro direcionada especificamente para todo o povo brasileiro.

Ao longo do texto, o juiz fala inicialmente de uma revolução, na qual não é necessário o uso de armas, e sim das redes sociais. Moro teria dito que todos nós temos o poder necessário para mudar o país, bastando que cada um fazer a sua parte, cada qual utilizando como ferramenta as suas redes sociais.

No final, há um pedido para que a mensagem fosse compartilhada com amigos, familiares e conhecidos. Dizendo ainda que Sérgio Moro pedia um referendo, listando inclusive as escolhas consideradas por ele, as melhores para o Brasil, entre elas:

Ponto facultativo, o máximo de dois senadores por estado, redução do número de ministérios (de 39 para 12), mandatos de cinco anos, além de outros (a lista é realmente bem extensa).

Analisando as três peças principais da notícia já é possível ter uma ideia do desfecho desse caso, e confirmar a sua veracidade ou não. Primeiro temos o teor do texto, em segundo a pessoa envolvida e também o site no qual a notícia foi publicada.

Para ser mais claro, é falsa a afirmação de que o Juiz Sérgio Moro tenha escrito essa carta para os brasileiros. Vamos ver com cuidado os fatos. Esse texto na verdade é uma repetição de outro boato. Aqui no Boatos.com.br já tínhamos desmentido essa mesma carta, só que na ocasião a autora seria a ministra do Superior Tribunal Federal, Cármen Lúcia.

Texto é do Jornal O Globo de 2011

E foi justamente investigando essa história que chegamos na origem do texto. Na verdade trata-se de uma carta ao leitor publicada pelo jornal O Globo em 2011 na sessão “coluna do leitor”. Portanto, é impossível que Moro seja o autor da carta, e além disso o artigo é antigo e não recente, como os compartilhamentos fazem parecer.

E apenas analisando o teor da carta e a afirmação de que ela foi escrita por Moro já é possível saber que se trata de uma mentira, principalmente pelo fato de que aqui no Boatos.com.br já tivemos que desmentir diversos pronunciamentos que supostamente teriam sido feitos pelo juiz.

Vale ressaltar que até para preservar a sua posição na Operação Lava Jato, dificilmente ele dará declarações ligadas à política. E finalmente chegamos na fonte da notícia. A página é muito conhecida por espalhar fake news na rede, ou seja, notícias falsas. Uma vez que ela tem essa fama, quando algo vem de lá, a veracidade já pode ser questionada.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

De uma maneira geral, o texto definitivamente não é do juiz Sérgio Moro para os brasileiros, o juiz não dá declarações polêmicas sobre política muito por conta da sua posição, o texto é antigo, e além de tudo a fonte é um site conhecido por soltar notícias falsas. Precisa de alguma outra prova para encerrar o caso? Finalizado, vamos passar para o próximo assunto, que muito provavelmente foi gerado no próprio site.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *