Furacão irá atingir o Brasil ainda essa semana #Boato #FakeNews

O Boato: Furacão de proporções catastróficas atingira o Brasil nessa semana.

Vira e mexe na internet, surge alguma história sobre uma catástrofe natural que irá acabar com o Brasil (ou grande parte dele), a história de hoje, não é diferente.


O aviso apareceu em diversos sites e blogs e também nas redes sociais nesse fim do mês de Abril e começo de Maio. De acordo com a mensagem que vem circulando no texto, meteorologistas estariam avisando a todos que um furacão mais forte do que furacão o Katrina (que devastou os EUA no ano de 2005) irá atingir o Brasil até próximo final de semana e seus efeitos serão catastróficos.

a mensagem é a seguinte: 

Hoje eu estava lendo algumas notícias na internet e me deparei com uma notícia que me deixou assustado, eu li que um furacão pode atingir o Brasil ainda esta semana segundo informações da meteorologia.

Furacão pode atingir o Brasil segundo meteorologistas. Os bombeiros de todo o Brasil estão em estado de alerta por conta de um possível furacão previsto para esta semana em terras brasileiras.

Furacão no Brasil tem 85% de chances de acontecer segundo Instituto

O IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente) deixou claro que há cerca de 85% de chances de um furacão passar pelo Brasil ainda esta semana.

“Provavelmente conheceremos a fúria de um furacão. E preparem-se pois o furacão que está se aproximando terá cerca de 10 vezes mais força que o Katrina, que devastou os EUA em 2005. É bom que estejamos preparados para o pior, por isso os bombeiros já estão fazendo um treinamento próprio para lidar com este tipo de situação” disse Fraga Mello, capitão de emergências do IMBRAIM.

Será mesmo que um furacão irá atingir o Brasil?

Você já deve estar pensando na resposta, e obviamente o boato é FALSO. Para você entender melhor, irei lhe explicar o porque dessa “noticia” é FALSA.

Primeiramente, podemos reparar que a história é falsa, pelas características da mensagem, sendo ela alarmista, não datada, sem informação confiável alem de envolver instituições e pessoas não reais.

Fazendo uma rápida pesquisa no Google, podemos ver que a empresa IMBRAIM, na verdade não existe, a empresa que realmente cuida da meteorologia do Brasil é a INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), alem do Fraga Mello também não existir.

VEREDITO: ESSE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Resumidamente, esse boato é FALSO! Vendo as características da mensagem alem de fazer uma rápida pesquisa no Google, vemos que em nenhum site confiável realmente saiu a noticia do furacão, alem de blogs que geralmente postam “FakeNews”



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *