Hacker acusado de ajudar a palestina, Hamza Bendelladj, recebe pena de morte #boato #fakenews

O Boato : O Hacker Hamza Bendelladj é um ativista argelino considerado por muitos como um herói, mas recentemente foi condenado à pena de morte, e cumpriu sua pena com um sorriso no rosto.

Bois Hobin, ou Hamza Bendelladj como é mais conhecido, se tornou famoso em todo o mundo por suas habilidades como hacker, chegando a ser um dos homens mais procurados pelo FBI e também pela Interpol. Nos últimos tempos, uma história tem ganhado força na rede que é o fato dele ter sido condenado à pena de morte.


De acordo com as mensagens que circulam na internet, em especial no Facebook, Hamza Bendelladj não só já teria sido morto, como foi executado com um sorriso no rosto. A íntegra do texto é a seguinte:

“Ele é Hamza Bendelladj. Hackeou 217 bancos e fez 400 milhões dólares! Doou tudo para a África e Palestina! Ele foi executado com um sorriso! ‘O dinheiro e o poder não são nada, se não forem usados para criar um mundo melhor’, teria dito”.

No entanto esse não é o único post que circula na rede, em outra publicação encontramos o seguinte:

“Gente olhem essas fotos, esse homem foi enforcado no Iraque por se recusar a renunciar Jesus Cristo. Olha a alegria dele no rosto como ele manda xau para a família. Olha o sorriso no rosto. Oh Deus. Que sua alma descanse em paz em nome de JESUS! Se você está orgulhoso por servir a Jesus, compartilhe!”.

E você acredita que Hamza Bendelladj foi condenado à morte?

Uma boa maneira de descobrir se esse caso é verdadeiro ou não é fazer um quiz. A pergunta principal desse jogo seria: Qual o principal erro desse caso? Se você pensou nas fotos iguais com informações diferentes, você está completamente certo. Mesmo assim ainda ficamos na dúvida sobre a condenação de Hamza Bendelladj. E analisando os fatos com mais atenção é possível afirmar que não. Quer ver?

Em primeiro lugar vale dizer que Hamza Bendelladj é realmente réu no caso do uso de um vírus digital utilizado para roubar cerca de 200 bancos nos Estados Unidos. No entanto, o próprio Hamza Bendelladj resolveu assumir a sua culpa, sendo condenado à prisão e pagamento de uma multa.

Além disso, as informações sobre a sua condenação à morte foi desmentida em um conhecido site de notícia americano. Já a imagem em que Hamza Bendelladj, foi tirada quando ele ainda era mantido sob custódia, e ele estava em um aeroporto durante o registo da foto.

Voltando mais no tempo é possível acessar uma matéria de 2013 onde a BBC falou mais sobre esse caso. Segundo dados dessa reportagem, Hamza Bendelladj teria sido preso em um aeroporto em Bangkok, e durante o seu interrogatório ele teria admitido ter gastado muito dinheiro com viagens e em uma vida de luxo.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Em outras palavras, o hacker Hamza Bendelladj nunca foi um herói, nem ativista e muito menos foi condenado à morte pelos seus crimes. Tudo não passa de um grande boato.

Carimbo FALSO = Boatos.com.br



2 Comentários

  1. Agostinho Domingues Neto

    Se de fato um homem ajudou a palestina com dinheiro de bancos americanos, haveria manipulação de notícias. Não tem como saber se foi morto ou não, e se ajudou a palestina ou não, pq são coisas que entram em conflito com os interesses americanos, pois, wikipédia paga ao google, e ambas são americanas.
    É impossível achar veracidade nos fatos do que aconteceu e do que ele fez, pois era um dos mais procurados do mundo, pela interpol e pelo fbi. Mas sugiro começar por sites que não são americanos, haha.

    • boatoscombr

      Ola Agostinho, aqui nós verificamos os fatos em vários sites para conseguir sempre trazer a verdade.
      Agradecemos o seu comentário e estaremos sempre melhorando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *