Lula teria sido responsável pelas possíveis sanções dadas pelo secretário-geral da ONU #boato #fakenews

O Boato : Após ser condenado e ter o seu passaporte apreendido, Lula acabou prejudicando mais uma vez o país, uma vez que o secretário-geral da ONU, António Guterres ameaçou lançar sanções sobre o Brasil devido a esse fato.

Após ser condenado pelo TRF, parece que as tragédias na vida de Lula não param de acontecer. Além de receber esse veredito, o ex-presidente ainda teve que lidar com outras questões, desembargadores do Distrito Federal e de Porto Alegre determinaram a apreensão imediata do seu passaporte, o que impediu a sua viagem à Etiópia, onde foi convidado para participar de uma palestra.


E isso não foi tudo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, também teria soltado uma declaração que se tornou rapidamente conhecida na internet. O post foi publicado no Facebook e compartilhado por milhares de internautas. De acordo com a mensagem, o secretário-geral ameaçou o Brasil com sanções no caso do passaporte do político não ser devolvido imediatamente. O post tão comentado é o seguinte:

“SECRETÁRIO GERAL DA ONU AMEAÇA O BRASIL. Após decisão de apreensão do passaporte de Lula, António Guterres, presidente da ONU classificou como ato ditatorial, a retenção de um passaporte de um líder mundial. António Guterres ameaçou o Brasil com sanções caso o passaporte de Lula não fosse devolvido”.

Lula foi o responsável por ameaça feita pelo secretário-geral da ONU contra o Brasil?

Tanto as pessoas consideradas de direta, quanto as de esquerda compartilharam essa informação, sem saber realmente o que aconteceu. Uns citavam o caso como “golpe”, outros como uma questão relacionada ao “comunismo”. Mas no meio de todas essas questões é importante afirmar que essa história é falsa. Basta analisar os fatos.

O primeiro passo foi investigar a fonte dessa informação. Ao fazer uma busca pelos principais meios de comunicação do país, nada foi encontrado à respeito desse assunto. Continuando com a pesquisa foi possível saber que todos os rumores nasceu no Facebook, sendo que o perfil responsável por liberar essa história já foi acusado de lançar outros boatos na rede.

Bons exemplos de como esse perfil é duvidoso são os seguintes posts que nasceram lá: “que dona Marisa estaria viva e morando na Itália”, e também que a Interpol teria encontrado diversos baús de dinheiro que seriam repassados para os comunistas.

Enrique Yeves fala sobre viagem que Lula não pode fazer

Os erros do texto é outro indicativo que a fonte realmente não é confiável. O principal deles é que António Guterres não é presidente da ONU, como mencionado nesse artigo ele é secretário-geral. Além disso, na versão original, a palavra passaporte está escrita “passaport”, isso já indica que a fonte não é séria.

Ao buscar qualquer posicionamento da ONU sobre o assunto, nada foi encontrado. O máximo disponível foi uma fala oficial de Enrique Yeves, que é o diretor de comunicação da FAO, o evento no qual Lula participaria, na qual ele lamentava a sua falta. Nela não havia nenhuma menção à sanções ou a apreensão do passaporte. A íntegra é a seguinte:

“Lamentamos que @LulapeloBrasil não possa compartilhar pessoalmente o seu conhecimento e valiosa experiência na luta contra a #fome da Cúpula da @_AfricaUnion na #Etiópia O evento desse sábado com chefes da @ONU @AU e outros é grande oportunidade para falar do progresso #fome na Africa”.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Em outras palavras, a história de que o secretário-geral da ONU teria ameaço o país com sanções por conta da apreensão do passaporte do ex-presidente Lula é falsa. Tudo começou em um perfil no Facebook conhecido por divulgar fake News, e contém diferentes erros. É um boato.

Carimbo FALSO = Boatos.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *