O planeta Terra terá seis dias de escuridão #boato #fakenews

O BoatoA NASA foi a responsável por confirmar a profecia bíblica de que a Terra vai passar por seis dias de total escuridão.

Existem alguns boatos que simplesmente não cansam de aparecer, ou seja, mesmo sendo desmentido diversas vezes, volta e meia eles retornam, com uma força impressionante, e de maneira ainda mais rápida com a ajuda da internet. E o post de hoje pode até parecer reprise de artigos passados. Durante muito tempo circulou na internet um texto no qual afirmava que o planeta Terra iria ser atingido por seis dias de escuridão, e que, inclusive, a NASA já teria confirmado essa informação.


NASA confirma: Planeta Terra terá seis dias de escuridão

A primeira vez que se ouviu falar sobre esse assunto foi em um blog, mas logo, a notícia repercutiu nas redes sociais. No texto original do print afirmava que:

“NASA confirmou a tese bíblica sobre os seis dias de escuridão pelos quais a Terra iria passar”. Ainda de acordo com a mensagem, nada aconteceria com o mundo, ele continuaria a existir, porém, sem nenhuma luz. O responsável por esse bloqueio do sol seria uma tempestade que fariam os detritos espaciais e a poeira bloquearem os raios solares.

E o boato de que a Terra terá seis dias de escuridão não parou por aí, e envolveu inclusive o chefe da NASA, Charles Bolden, que teria feito esse anúncio e pedido para que a população mantivesse a calma. Esse seria o resultado de uma tempestade solar, uma das maiores dos últimos 250 anos, e o período total seria de 216 horas. Apesar desse período de total escuridão, a NASA garantiu que a Terra nada sofreria.

Mesmo com a garantia de que a terra permaneceria intacta, muitos leitores passaram a prestar atenção na notícia por conta da passagem bíblica da qual ela se referia. No entanto, podemos acreditar que isso aconteceu ou virá a acontecer? Hora de analisar os fatores.

Mesmo boato de escuridão na Terra ocorreu em vários anos

Como já mencionado anteriormente, esse é um tipo de boato que vai e sempre volta. A mesma história já foi desmentida em 2014 e em 2016. No primeiro ano, o site responsável por espalhar esse boato foi o Huzles. Essa é uma página toda em inglês que divulga justamente notícias falsas. A mesma história já havia sido divulgada em 2012.

Se compararmos todas as versões da notícia, somente um fato se altera, o ano. Sendo que o portal responsável por divulgar a notícia em 2016 foi apontado pelo Google como sendo prejudicial.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Resumidamente, não teve seis dias sem luz solar nem em 2012, nem em 2014 e muito menos em 2016. A história é falsa, e deve volta em cena novamente no futuro, isso é praticamente certo.

Carimbo FALSO = Boatos.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *