Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, diz que vai fechar feira de São Cristóvão #boato #fakenews

O Boato : O Prefeito Marcelo Crivella decidiu fechar o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecida como feira de São Cristóvão, localizado na zona norte do Rio.

Há pouco mais de um ano à frente da prefeitura do Rio, Marcelo Crivella (PRB) já cumpriu quase a metade das metas estabelecidas em 2017, que foram um total de 26. Esse balanço foi apresentado em janeiro de 2018.


E vários são os fatores apontados pela equipe que fizeram com que ele tomasse uma atitude mais drástica, fechar a famosa feira de São Cristóvão. Entre eles estão a crise financeira, aumento de arrecadação, além de diversas dívidas que precisaram ser renegociadas.

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella realmente irá fechar o Centro de Tradições Nordestinas?

O anúncio sobre esse fechamento se tornou viral nas redes sociais, e aos poucos vem ganhando cada vez mais espaço entre os usuários. Segundo a mensagem, a decisão de fechar a instalação teve como principal motivo o descumprimento tanto do termo de convênio, como também da autorização dada para a ocupação do Pavilhão de São Cristóvão. Ainda segundo a notícia, todo o embasamento para essa decisão foi dada pela Riotur. Confira abaixo a imagem da notícia:

O anúncio caiu como uma bomba nas principais redes sociais, mas a pergunta ainda permanece, será que Crivella realmente irá fechar o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas? A resposta para esse questionamento é não, e após explicarmos todos os fatores, você vai conseguir entender.

Em primeiro lugar já avisamos que essa não é a primeira vez que o prefeito do Rio aparece aqui no Boatos.com.br. Em artigos passados já precisamos esclarecer notícias relacionadas sobre racismo, e também cobrança de taxa da Suipa.

Centro de Tradições Nordestinas em São Cristóvão irá fechar?

Mas vamos voltar ao presente, e a história sobre o fechamento do Centro de Tradições Nordestinas em São Cristóvão. Toda a história teve início quando a prefeitura decidiu reincidir o contrato que existia entre a Associação de Feirantes e a Riotur. Essa decisão foi publicada no Diário Oficial, portanto ela é verdadeira.

O que muitos não explicam é que no próprio documento também é falado que a decisão não pretende acabar com o Centro, e sim regularizar a sua situação junto à prefeitura. Por conta de algumas irregularidades, o Ministério Público determinou que houvesse uma intervenção, uma vez que algumas regras não estavam sendo obedecidas. Um exemplo, é a eleição de um gestor oficial, que possa ser a ligação entre a feira e a prefeitura quando ligado à assuntos oficiais. A nota da Riotur na íntegra é a seguinte:

“Em ações realizadas em conjunto com órgãos municipais e estaduais, fiscais encontramos irregularidades como prestação de contas deficitária, falta de transparência nas eleições e não-pagamento de tarifas públicas. A legitimidade da gestão também é contestada em um inquérito civil do Ministério Público estadual. Importante salientar que as irregularidades encontradas na vistoria dos órgãos públicos evidenciam grave descumprimento contratual por parte da Associação de Feirantes do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas”.

VEREDITO: ESTE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Em nenhum momento, na nota, é falado algo sobre o fechamento da feira, portanto, tudo não passa de um boato, loga, nada de cancelar a sua ida até a tradicional feira, e se arriscar nos passos de forró.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *