Surto de Conjuntivite alertado pelo medico do SUS? #BOATO #FAKENEWS

O Boato: Um medico do SUS publicou um texto alertando para o surgimento de uma bactéria de um surto absurdo de conjuntivite nível 3. Ela pode ter sido criada em laboratório e é sem tratamento até o momento.

Nós do boatos.com.br já comentamos de boatos que vão mudando ao longo do tempo, e nos faz ir desmentindo eles sempre quanto voltam à tona. Nesses últimos dias, surgiu mais um boato que voltou a viralizar é sobre um “surto de conjuntivite na América do Sul”.


Esse boato veio com certas “modificações”, como nesse novo texto veio um “alerta de um medico do SUS”, e que a tal doença era uma bactéria criada em laboratório em ate o momento não tinha cura, além também do Ministério da Saúde abafou o caso para não criar pânico na população.

A mensagem diz o seguinte:

ALERTA, REPASSEM URGENTE. Pessoal, sou medico do SUS e estou mandando essa mensagem para vocês pra alertar a todos sobre uma bactéria muito perigosa que esta se espalhando rapidamente! Trata-se de uma Bactéria de um Surto Absurdo de conjuntivite Viral nivel 3 e sem tratamento até o momento. Dentro desses próximos 3 meses, vocês verão um Surto Absurdo de conjuntivite Viral, Bacteriana , e até complicações graves!!! Preparem-se, Higiene a todos lugares e momentos!!

INFELIZMENTE A Secretaria de Estado da Saúde abafou o caso pois estão sem verbas para tratamento em massa! e não se manifestou e por isso estou enviado esta mensagem para que vocês repassem ta. Esta bactéria pode ter sido criada em laboratório e ter vindo para nosso continente por acidente. Por favor, repassem esta mensagem urgente!

Médico alertou mesmo sobre essa nova bactéria?

Essa versão de bactéria viral se espalhou com muita força na internet, mas será mesmo que esse medico alertou sobre uma bactéria criada em laboratório que não há treinamento?

Bom, o próprio caminho da mensagem já da para reparar que esse boato é falso, como comentamos no inicio desse post, essa é uma versão atualizada de um boato que já desmentimos.

Todo esse boato aconteceu através de um surto real que aconteceu em Minas Gerais, essa mensagem que circula nas redes sociais é uma distorção de um aviso que um médico da época fez para dar dicas de meio de prevenção do surto na época.

VEREDITO: ESSE BOATO É VERDADEIRO OU FALSO?

Resumidamente, o boato obviamente é FALSO, o modo do texto mais o contexto da história já dá para reparar que é mais uma “Fake News”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *